europan13Os Concursos Europan, em que Portugal participa desde 1998, têm por objecto a inovação urbano-arquitectónica na Europa, com temas emergentes, facultando o intercâmbio de oportunidades para equipas de jovens profissionais. È uma plataforma europeia de concursos a que podem concorrer arquitectos com menos de 40 anos.
A Associação Europan Portugal, que organiza os concursos, promoverá com as Câmaras Municipais participantes nesta edição – Odemira, Barreiro e Santo Tirso – acções visando a implementação dos resultados, através de iniciativas de divulgação e discussão com as populações e de promoção internacional dos projectos premiados.
Nesta 13ª edição (2015-2016), participaram 15 países, 50 cidades e 1300 equipas, com o tema “A Cidade Adaptável”, integrando situações muito diversas de necessárias transformações urbanas. Houve 93 equipas distinguidas: 44 prémios e 49 menções honrosas, tendo sido atribuídas ainda 61 citações especiais. Uma menção honrosa (arq. Bruno Oliveira Rodrigues) e duas citações especiais (arquitectos Sara Ferreira e David Castanheira) foram atribuídas a arquitectos portugueses.

Em Portugal, às 3 cidades participantes – Azenha do Mar/Odemira, Barreiro e Santo Tirso – concorreram 87 equipas, tendo sido distinguidos os seguintes projectos:

AZENHA DO MAR/ODEMIRA
PRÉMIO para o arquitecto italiano Alessandro Labriola com o projecto LIMENOCHORA
MENÇÃO HONROSA para o arquitecto italiano Francesco Marras com o projecto SECOND LINES
CITAÇÃO ESPECIAL para a arquitecta grega Styliani Daouti com o projecto AMPHIBIA
CITAÇÃO ESPECIAL para a arquitecta portuguesa Sara Ferreira com o projecto RESONANCE(S) AS CHAN(C)GE
BARREIRO
PRÉMIO para a arquitecta francesa Lucie Webercom o projecto BETWEEN THE LINES
MENÇÃO HONROSA para o arquitecto italiano Massimo Dicecca com o projecto INSERT COINA
CITAÇÃO ESPECIAL para o arquitecto português David Castanheira com o projecto SEWING SPACES INBETWEEN
SANTO TIRSO
PRÉMIO para a arquitecta espanhola Laura Alvarez com o projecto FOODLAB SANTO TIRSO
MENÇÃO HONROSA para o arquitecto espanhol Ignacio Galbis com o projecto 3TIRSOLINES
CITAÇÃO ESPECIAL para o arquitecto espanhol Fernando Eiroa com o projecto PLAY TIME

É objectivo do Europan Portugal promover diligências no sentido de os projectos vencedores virem a ser concretizados. No entanto, tal intenção corre o risco de ser perturbada pela quebra de compromissos do anterior Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia (MAOTE) pela acção ou inacção do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) e da Direcção Geral do Território (DGT) para com a Europan e, daí, com a Organização Internacional e as Câmaras Municipais participantes. Uma audiência conjunta com a Ordem dos Arquitectos foi já solicitada ao MAOTE.

PartilheShare on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Share on LinkedIn0Pin on Pinterest0Share on Tumblr0