Xuefei_Yang23ª edição do Festival Internacional de Guitarra de Santo Tirso arranca já na próxima sexta-feira, dia 13 de maio. As honras de abertura do Festival fazem-se com um grande concerto de música clássica, protagonizado por Xuefei Yang e pela Orquestra ARTAVE. No dia seguinte, Alfredo Panebianco Trio volta a Santo Tirso para nos revelar o melhor da sua World Music.

Xuefei Yang dá início ao ciclo de sete concertos que vão fazer soar a 23ª edição do Festival Internacional de Guitarra de Santo Tirso. Aclamada intencionalmente como uma das melhores guitarristas clássicas da atualidade, Xuefei faz-se acompanhar pela Orquestra ARTAVE para um grande momento musical, que terá lugar no dia 13 de maio, às 21h30, no Auditório Padre António Veira (Caldas da Saúde).

Primeira guitarrista chinesa internacionalmente reconhecida no cenário mundial, Xuefei Yang é considerada uma pioneira musical na China, tendo sido a primeira instrumentista desta nacionalidade a usufruir de uma bolsa integral de pós graduação na Royal Academy of Music, em Londres. Residente no Reino Unido, Xuefei conta com inúmeros álbuns gravados, tendo tocado em mais de 50 países, em salas de prestígio como o Royal Albert Hall, em Londres.

Com compromissos agendados para todo o mundo, Xuefei vem partilhar o seu magnífico talento com o nosso concelho, protagonizando ainda uma masterclass de guitarra clássica, uma das apostas pedagógicas desta edição. A formação terá lugar no dia 14 de maio, pelas 10h00, na Biblioteca Municipal.

Numa mistura de talento chinês e português, o concerto de abertura do Festival conta com acompanhamento da Orquestra ARTAVE, que garante a direção artística do evento. Constituída por cerca de 80 jovens alunos do Centro de Cultura Musical, com idades entre os 14 e os 18 anos, a Orquestra conta com um vasto e diversificado repertório sinfónico, e tem Luís Machado como maestro responsável.

Nascido em Santo Tirso, Luís Machado estudou violino na ARTAVE, concluindo uma licenciatura na mesma área na Hogeschool voor de Kunsten Utrecht, na Holanda. Com várias distinções ao longo da sua carreira, tem dirigido a Orquestra Sinfónica da ARTAVE, a Royal Academy Concert Orchestra e o Manson Ensemble.

No sábado, 14 de maio, é a vez de Panebianco Trio apresentar a sua World Music, desta vez na Biblioteca Municipal de Santo Tirso, pelas 21h30. Compositor versátil, realizou concertos, palestras e oficinas em festivais por todo o mundo, e em 2001 fez a estreia mundial da sua obra “Concerto Latino nº 1”, para guitarra e orquestra, trabalho de sucesso que o levou à composição de mais três álbuns.

Consigo traz o brasileiro Dudu Penz, considerado um dos melhores baixistas da atualidade, e Roger Blavia, percussionista de referência não só em Espanha, o seu país de origem, mas também internacionalmente.

Os bilhetes para os concertos têm o valor de 7,50€, com 50% de desconto para estudantes, e podem ser adquiridos nas instalações da ARTAVE, na FNAC do Norte Shopping e de Santa Catarina.

PartilheShare on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Share on LinkedIn0Pin on Pinterest0Share on Tumblr0