Realizaram-se ontem as Eleições Autárquicas em Portugal. Em Santo Tirso, o Partido Socialista (PS) voltou a vencer com 21579 votos, 51,96% da votação e elegeu seis vereadores. O PS mantém a maioria absoluta perdendo apenas um vereador. Alberto Costa foi reeleito Presidente da Câmara Municipal.

Relativamente à Assembleia Municipal a vitória é igualmente do PS com 19961 votos, 48,07% da votação, elegendo 15 deputados.

O PSD-IL aumentou a votação relativamente a 2021 e recuperou valores semelhantes aos de 2017 com 12517 votos para a Câmara Municipal, 30,14% da votação, elegendo três vereadores e para a Assembleia Municipal 12970 votos e 31,23% da votação, elegendo nove deputados.

O Chega aumentou o número de deputados na Assembleia Municipal e o Bloco de Esquerda e a CDU perderam todos os representantes. O CDS-PP não conquistou igualmente qualquer lugar.

Nas Juntas de Freguesia o PS conquistou 12 das 14 freguesias, embora em três tenham vencido movimentos independentes com o apoio do PS. O PSD-IL conquistou as Juntas de Freguesia de Vilarinho e São Tomé de Negrelos tendo igualmente votações significativas na UF de Lamelas Guimarei e em Monte Córdova.

Dois grande vencedores da noite: José Pedro Machado venceu a junta de freguesia da UF de Santo Tirso Couto e Burgães e Alberto Costa vencedor da Presidencia da Camara Municipal de Santo Tirso.