O BE Santo Tirso fez nos chegar o seguinte comunicado sobre uma proposta que foi apresentada para o Orçamento Municipal de 2024.

Queremos uma cidade mais verde, sustentável e com um menor recurso ao transporte individual.

Para isso, precisamos de alargar a rede de transportes públicos coletivos de todas as freguesias e garantir a sua progressiva gratuitidade.

Por isso, na reunião com a Câmara Municipal de Santo Tirso, em setembro, o Bloco de Esquerda voltou a propor a criação do serviço de “Shuttle doméstico” em Vila das Aves. 

A proposta foi apresentada, pela primeira vez, em fevereiro de 2022. Até agora, o Bloco não obteve a garantia de que o executivo a irá incluir no Orçamento Municipal de 2024.

Este serviço é algo que o Bloco acredita ser uma mais-valia para a mobilidade no concelho. 

A intermodalidade dos transportes é um dos mais importantes fatores de desenvolvimento da mobilidade coletiva e da sua democratização.

Sabendo que o concelho de Santo Tirso não termina nos limites administrativos da cidade, também não podemos descurar a necessidade de uma ligação da Estação Ferroviária das Aves até outros pontos da freguesia.

O Bloco de Esquerda apresenta um potencial percurso, que começa na Estação Ferroviária da Vila das Aves até à Tojela (ligação com autocarros) – e vice-versa. Este percurso circular e fechado contribuiria para uma maior coesão territorial de Vila das Aves.

O Shuttle em Vila das Aves, bem como a aquisição do veículo e as respetivas despesas de manutenção e com o pessoal, ficariam ao abrigo de uma proposta final da Câmara.