As Festas de São Bento estão de regresso a Santo Tirso entre 6 e 13 de julho, com um programa alargado e um cartaz de dimensão internacional, onde não faltam a tradição religiosa, a animação popular e os concertos de artistas de renome. O evento, um dos mais emblemáticos da região, contará este ano com nomes como Daniela Mercury, Mariza e os Hybrid Theory, banda tributo a Linkin Park.
O programa arranca a 6 de julho com a tradicional Alvorada Festiva, pelas 9h00, e prossegue com missas, animação de rua, espetáculos de dança e concertos. Destaque para o Arraial dos Carvalhais, que volta a ser um dos polos mais concorridos, com atuações de grupos locais e petiscos típicos.
A celebração institucional dos 40 anos da elevação de Santo Tirso a cidade, a 8 de julho, será outro dos momentos simbólicos do evento. No dia seguinte, haverá um vasto programa de animação, culminando na grande noite de quinta-feira, com o concerto de Daniela Mercury na Praça 25 de Abril, seguido de fogo de artifício sobre o Rio Ave e animação madrugada fora com DJs.
O feriado municipal, a 11 de julho, começa com a tradicional peregrinação a São Bento, pelas 5h00, e terá a habitual componente religiosa reforçada, com diversas missas. À noite, a Praça 25 de Abril recebe os Hybrid Theory, antes do baile prolongado no Largo Coronel Baptista Coelho.
No sábado, 12 de julho, a cidade enche-se com a Arruada de Bombos do Concelho, envolvendo quinze grupos e representantes das cidades geminadas de Gross-Umstadt (Alemanha) e Saint-Péray (França). A noite culmina com o concerto de Mariza e um espetáculo piromusical junto ao Museu Municipal.
As festas encerram no domingo, 13 de julho, com a procissão em honra de São Bento, às 17h00, e um concerto final com Ricardo Ribeiro, na Quinta de Fora.