O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, inaugurou um conjunto de novos acessos ao centro da vila de São Tomé de Negrelos, no âmbito de um investimento de 1,3 milhão de euros. Segundo o autarca, a criação de uma nova avenida e a requalificação de três ruas permitiram criar “uma nova centralidade nesta zona do concelho” e abre portas ao crescimento e desenvolvimento da freguesia.

A obra inaugurada era uma reivindicação antiga da população e envolveu a criação da Avenida 3 de Julho, ligando a rua D. Maria II ao centro escolar de São Tomé de Negrelos. Paralelamente, foram intervencionadas as ruas do Giestal, Moinho do Paço (que era uma rua em terra) e José Luís Andrade.

Na sua intervenção, Alberto Costa considerou que “esta obra revolucionou o acesso ao centro de São Tomé de Negrelos, visto que a criação da nova avenida permite agilizar o trânsito automóvel e, simultaneamente, libertou a Rua do Giestal para uma via de utilização partilhada, privilegiando os modos suaves de circulação, aumentando, também, a capacidade de estacionamento junto à escola”.

Segundo o autarca, “esta intervenção enquadra-se na política de regeneração urbana que a Câmara Municipal de Santo Tirso está a implementar, promovendo os modos suaves de mobilidade”.

“Pretendemos, também, reduzir a sinistralidade, tornando as ruas mais seguras, aumentar o conforto de circulação automóvel e pedonal e, ainda, criar novos conceitos e posturas na relação do utilizador com o espaço público”, acrescentou.