Para o Santo Tirso Online pontos (+) desta noite:

-A 1ª vitória de Alberto Costa como candidato a presidência da Câmara Municipal pelo PS com maioria absoluta e um numero record de vereadores eleitos, a conquista de todas as juntas do concelho, sejam pelo PS diretamente ou independentes com apoio do seu partido.

– Bloco de Esquerda (B.E) que na sua 1ª candidatura aos órgãos do concelho, esteve no limiar de eleger um vereador, elegeu dois deputados municipais, assim como um representante na AF da UF de Santo Tirso, Couto, Burgães e na AF da UF de Além Rio.

– Mário Ferreira único candidato da coligação Valorizar mais+ que esteve perto de conquistar uma Junta de Freguesia, neste caso de Vilarinho.

Pontos (-)

-A maior derrota de sempre do PSD em coligação com o PP(Coligação Valorizar Mais) o PSD elege dois vereadores e 6 deputados municipais, além de perder as únicas Juntas de Freguesia que possuía para candidatos independentes com apoio do PS. A coligação valorizar mais perdeu 8256 votos em relação a 2017. O futuro parece ser em dar mais oportunidades a candidatos como Mário Ferreira.

-Chega, as expectativas eram de o Chega conseguir ultrapassar rivais como a CDU e BE, mas tal não se confirmou elegendo apenas um deputado municipal na sua eleição inaugural Tirsense.

-Henrique Pinheiro Machado, que obteve mais uma derrota como independente, sem eleger qualquer representante para a Assembleia Municipal.

-Abstenção, foram votar apenas 57,25% dos inscritos em 2021 contra 66,19% em 2017, a motivação dos Tirsenses para irem votar tem diminuído, tendência que se se verifica igualmente  a nível nacional.

 

O Santo Tirso Online deseja votos de Bom Trabalho a todos os eleitos.

Resultados concelhios: https://www.autarquicas2021.mai.gov.pt/resultados/territorio-nacional?local=LOCAL-131400