A Comissão Política Concelhia do PAN Pessoas-Animais-Natureza, de Santo Tirso, teve conhecimento de que, na freguesia da Palmeira, um homem terá matado o seu cão a tiro, pendurando o corpo do mesmo na sua varanda dentro de um saco plástico, colocando, ainda, dois cartazes alusivos ao bem-estar animal.

A Comissão Política Concelhia do PAN questionou a Câmara Municipal quanto ao seu  conhecimento  sobre este caso e se os serviços veterinários municipais se deslocaram ao local de forma a averiguar quantos animais se encontravam naquela habitação. Ao partido importa saber se os animais estão devidamente registados e se  as  suas  condições  de  bem-estar  e  segurança  estão  garantidas.  O  PAN questionou ainda a Câmara quanto às medidas que o município desenvolverá para impedir que a situação se repita com outros animais.

Paralelamente, a concelhia do PAN endereçou pedidos de esclarecimento sobre este caso para a Junta da Freguesia da União de Freguesias de Areias, Sequeirô, Lama e Palmeira e para o SEPNA.

“Santo Tirso já se encontra manchado por eventos passados de negligência na proteção animal e é vital que se inverta esta tendência.”, refere Sandra Ferreira, porta-voz da concelhia, acrescentando que “É imperativo que se apurem responsabilidades e que se perceba as circunstâncias que culminaram neste terrível desfecho.”.